Sur les Préjugés

Como toda e qualquer província oriunda de um país desenvolvido, o Québec também abriga traços significativos de formas de preconceito. Ainda não estive lá para comprovar se esta informação, que encontro em matérias de blogs e comunidades da internet, é verídica ou não. O que me induz a escrever sobre esse assunto é o simples fato de que são varias as pessoas que abordam essa problemática aqui na internet.

“Montréal é vítima de tais preconceitos devido às tensões lingüísticas e a um racismo do tipo “pure laine” (pura lã: referência aos ditos “verdadeiros” Québécois). Enquanto no resto do Canadá é repugnante se falar em pureza racial, no Québec tal hábito é comum.”

“No que se refere a pessoas negras, sejam elas imigrantes ou nascidas no Québec, possuem enorme dificuldade em se inserirem no mercado de trabalho, não importando suas experiências ou os anos que passaram nos bancos escolares de instituições Québécoises.”

“Evidentemente que o governo, por seu turno, tenta combater este fenômeno nefasto, que fere todos os princípios de uma sociedade dita aberta e solidária, através de políticas contra o racismo e a discriminação. Todavia, ao que parecem, tais medidas ainda permanecem tímidas, frente a este gravíssimo distúrbio social.

Jefferson Gomes
Dez 09, 2006


“Posso te falar que aqui em Montreal (cidade que moro) há muitos negros e mestiços. Eles vêem de vários países da África e da América Central. Por aqui, todos têm o mesmo tratamento, direitos e oportunidades. Se há preconceito na sociedade Quebecois, te garanto que os negros não virão na frente. Chineses, vietnamitas, indianos, árabes, etc, certamente puxarão a fila pois são povos que formam guetos e isto não é bem visto.” 

Lucio Junior
Jul 17, 2007


Já conversei com muitos canadenses e entrei no assunto preconceito. Todos eles me falaram que não existe preconceito por dois motivos básicos: primeiro que a cultura canadense é de respeito ao ser humano e às diferenças raciais e culturais. Segundo porque eles têm a consciência da necessidade que o país tem de receber imigrantes. Eles sabem que o país precisa deles

Marcus Peron
Jul 17, 2007


Como podem ver, são bastante divergentes os pontos de vista. Seja aqui ou lá, o que nos vale, é que encontraremos traços do preconceito em qualquer lugar do mundo. Em maiores proporções por umas bandas, em menores por outras. Seja no que se refere aos traços raciais ou lingüísticos. O brasileiro já vivencia tudo isso em sua própria nação. Por ser algo tão comum em nossa vivência, acabamos por deixar que esse demasiado preconceito passe por nós despercebido.

0 comentários:

Pages

Tecnologia do Blogger.

Find It