Plano de Viagem

E por falar em plano de viagem, já está mais do que na hora de eu começar a fazer o meu. E pra quem está na mesma barca, esta é uma boa oportunidade. Por enquanto, já que não tenho nada de muito interessante pra contar pra vocês, estarei sempre postando matérias legais como essa aqui embaixo.
 
Seria muito bom se viajar fosse apenas uma questão de comprar passagem, arrumar as malas e pôr os pés na estrada. Mas viajar, principalmente se você vai fazer uma viagem internacional, exige cuidados e atenção a certos detalhes que podem fazer a diferença. Um bom plano de viagem exige que você organize uma lista de coisas a fazer, antes mesmo de decidir para onde você quer ir. Se você vai fazer uma turnê, é bom saber o tempo ideal para ficar em cada cidade; quanto dinheiro levar;  e medidas de segurança, como fazer um seguro viagem, são apenas alguns dos pontos que você deve considerar.

O ideal é começar a organizar a viagem com pelo menos um ano de antecedência. Assim, você terá tempo para pesquisar e se ater a todos os detalhes que envolvem os custos. Do destino à acomodação, do mês do embarque ao tipo de programa escolhido, tudo isso e um pouco mais acabam pesando no bolso. E, quando já estiver lá fora, saiba controlar os gastos racionalmente.

A ESCOLHA DO DESTINO
Antes de escolher o país onde vai estudar ou trabalhar, além de levar em conta fatores como afinidade cultural e idioma, é bom considerar o custo de vida, que varia muito de país para país e até de cidade para cidade. Se você souber o preço de uma refeição simples e uma passagem de ônibus ou metrô, é possível ter uma idéia de quanto terá de desembolsar durante sua estada. O valor do câmbio entre o real e a moeda vigente do lugar também interfere no custo de vida de cada país. Para ter uma idéia, a libra do Reino Unido é mais cara do que o euro e vale aproximadamente o dobro do dólar. O fator distância também deve ser considerado, uma vez que o preço da passagem aérea é mais caro para lugares mais distantes.

CUSTO DE VIDA
Além de todas as despesas que devem ser pagas antes do embarque, é preciso ficar atento ao dinheiro que será gasto durante a viagem. Com mil dólares, dá para passar um mês sem contratempos financeiros e ainda fazer umas comprinhas. Se todas as refeições estiverem inclusas e você não tiver a intenção de comprar alguma coisa, 500 dólares são suficientes para passar um mês na maioria dos países.
 
ECONOMIZE JÁ
1. Estabeleça uma quantia diária para gastar, assim fica mais fácil manter o controle.
2. Providencie sua carteira internacional de estudante, que dá descontos em visitas culturais e em outras atividades de lazer.
3. Veja dicas de passeios mais baratos em jornais distribuídos em estações de metrô.
4. Leve lanche ou faça as refeições onde você estiver hospedado. Procure comer em restaurantes apenas em ocasiões especiais.
5. Adquira um passe de transporte para o mês todo, que inclua ônibus e metrô.
6. Para ligar para casa, use um cartão telefônico internacional.
7. Só use o cartão de crédito internacional para emergências.
8. Compre casacos pesados nos brechós da cidade.
9. Em vez de ir sempre para a balada, organize festinhas com os amigos.

0 comentários:

Pages

Tecnologia do Blogger.

Find It