Aprendendo o Francês

Encontrei esta matéria no google e achei bastante interessante. Ela nos dá algumas dicas sobre o que deve ser feito para melhor digerir o aprendizado de uma língua estrangeira. No nosso caso, o Francês Québecois. Não deixe de conferir!! 


Uma das maiores dificuldades que o imigrante brasileiro encontra no Québec é a língua. Sem o domínion do Francês as oportunidades de crescimento e de sucesso são muito mais limitadas. Um dos fatores que inibem o aprendizado da língua é o medo de falar e de cometer erros. Quando o imigrante brasileiro chega no Québec sem nenhuma base da linguágem nativa ele fica perplexo diante da barreira da comunicação e do que parece ser um obstáculo quase impossível de se superar. 

Porém, é muito importante explicar que o apredizado de uma língua nova não é tão difícil quanto se parece. Para a grande maioria das pessoas não existe nenhuma restrição física ou intelectual que impossibilite o aprendizado da lingua, mesmo para adultos que possam já se achar velhos para aprender uma nova língua. O que existe sim, é uma barreira psicológica, um medo de falar errado, de se passar por ridículo, e de não conseguir se expressar corretamente. Esse medo muitas vezes paralisa as pessoas e cria barreiras artificiais em seu comportamento que acabam se tornando barreiras concretas.

Uma vez que o imigrante se dê conta do fato de que não há barreiras físicas ou intelectuais, e que muitos outros imigrantes já passaram pela mesmas dificuldades mas conseguiram superá-las, o processo de aprendizagem se torna muito mais fácil e eficiente. 

Para ampliar o seu vocabulário, a mehor dica que podemos compartilhar com você é ler sobre assuntos de seu interesse em Francês. Não leia um material simplesmente para aprender a língua porque isso não será suficiente para despertar seu interesse e lhe manter motivado. Escolha um tópico qualquer, seja lá qual for, sobre o qual você queira aprender mais, e leia o material. No começo você pode se sentir um pouco frustrado por não conseguir entender uma grande parte do que está escreto. Mas aos poucos você vai melhorando e a dificuldade vai diminuindo.

Um outra dica importantíssima é praticar com frequência. Estudar Francês por duas horas, duas vezes por semana, não vai lhe levar muito longe. Se você estudar meia hora todo dia você aprenderá muito mais rápido. Mas se você realmente está levando a sério o seu aprendizado rápido, estude todos os dias por pelo menos duas horas.

Existem duas maneiras super eficientes de se aprender uma língua. Se você fizer pelo menos uma das duas sugestões abaixo você aprenderá rapidamente. Guarantido.
  • Assista a vídeos e filmes em Francês. Quanto mais você se expor à língua, o mais rápido será o seu aprendizado. Mesmo que você não entenda quase nada, continue assistindo. Eventualmente os sons ficarão mais fáceis de reconhecer e as coisas vão começar a fazer sentido.
  • Leia matérias em sites, revistas, blogs ou fóruns em Francês todos os dias. O mesmo conceito se aplica aqui: quanto mais você se expor à língua, melhor.
  • Use cartões flash que contém palavras e seus significados e úse-os todos os dias. Simplesmente escreva e palavra em Francês em um lado do cartão e o seu significado do outro. Reveja 50 desses cartões todos os dias até que você saiba de cor todas as palavras sem rever o seu significado do outro lado. Depois faça a mesma coisa com 50 cartões novos. Coloque também cartões pela sua casa com o nome de cada objeto para que você possa rápidamente memorizá-los.
Note que até agora não falamos nada sobre cursos de Francês. Os cursos podem ser uma maneira de você começar, mas você não pode cair na falsa esperança de que simplemente frequentar um curso 2-3 vêzes por semana e não fizer nenhum outro esforço, aprenderá iuma língua rapidamente. Muitas vezes os cursos se tornam uma desculpa (”eu pelo menos estou tentando”) para não fazer o que realmente é importante, como falar com um canadense nos dia a dia e ler o jornal em francês todos os dias.

Para concluir, aqui vai uma dica final: Não desista! Por mais difícil que pareça e por mais frustrante que seja no começo, é possível aprender uma nova língua, e até mesmo se tornar fluente, em um período de 6 meses a 1 ano. Mesmo que você precise de muito mais tempo, o importante é continuar usando todas as dicas deste artigo e não desistir.

Aqui vão as 10 dicas resumidas para você:
  1. Memorize as 100 palavras mais comuns;
  2. Leia tópicos de seu interesse em Francês;
  3. Pratique todos os dias;
  4. Fale com algúem que você goste;
  5. Evite falar português;
  6. Veja televisão e filmes em Francês;
  7. Leia jornais do Canada todos os dias;
  8. Use cartões flash;
  9. Não use o curso de Francês como uma desculpa para não cometer erros;
  10. Jamais desista.

2 comentários:

Unknown disse...
on

Ótimas dicas! Sou aluna da CLIC também!

GO!! Quebec disse...
on

Obrigado Nadja!!

Legal heim... vai pro encontro dia 11??

Pages

Tecnologia do Blogger.

Find It